Em 1972, diante de um tempo de grandes incertezas e mudanças na educação brasileira que se faziam por meio da Lei 5692/71, a qual reformulava o Ensino Médio e unificava os exames vestibulares para o ingresso no Ensino Superior, professores atuantes na capital paranaense se uniam para fundar um novo curso preparatório. A esse novo curso deram o nome de Positivo, e fundamentaram a sua criação em valores como a inovação, criatividade e uma proposta de qualidade de ensino que melhorasse, efetivamente, o aprendizado, fazendo com que o resultado do trabalho de todos se materializasse em aprovação do maior número de seus alunos nas Universidades e Faculdades desejadas.
Um sucesso que só foi possível traduzir pela paixão por ensinar. Professores entusiasmados, competentes e dedicados apresentaram aulas incríveis e demonstraram criatividade para exposição dos conteúdos.
A exata compreensão do que significava para o aluno a aprovação no vestibular promoveu uma sintonia de sonhos. Criou a projeção de um futuro brilhante, feliz e realizador.
Meses depois de sua fundação já eram necessárias reservas antecipadas para as matrículas e ocorreu a ampliação de suas sedes.
Milhares e milhares de jovens aspiravam estudar no Positivo e obter sucesso no vestibular.
Com isso surge a liderança absoluta de aprovação nos vestibulares mais difíceis e concorridos e começa, então, a história de um dos maiores grupos educacionais brasileiros.
O material didático, criado e desenvolvido pelos seus professores fundadores, tornou-se uma referência na educação brasileira, pois unia a objetividade dos conteúdos com a integração das disciplinas, de forma horizontal e vertical, fazendo com que o planejamento didático ao longo da preparação pudesse ser complementar entre as matérias. O ensino e o aprendizado, embora forte e puxado, fluía de forma suave e divertida.
Dois anos após a fundação do curso, nascia o Colégio Positivo (Ensino Médio) e, 5 anos após, o Colégio Positivo Júnior (Educação Infantil e Ensino Fundamental). Na sequência surgem todas as demais áreas educacionais e de tecnologia que hoje integram o Grupo Positivo.
A metodologia de ensino, que tem seu DNA no Curso Preparatório ao Vestibular, se espalhou nas escolas brasileiras e, hoje, 51 anos após a sua criação, contribuiu e continua contribuindo com a formação de milhões de estudantes, em milhares de instituições educacionais de norte a sul do país.
Passado 50 anos, o Curso Positivo permanece confiante de que é por meio da educação que seremos capazes de transformar o Brasil. E sabe que o ensino de qualidade se constrói com a paixão dos professores pela arte de ensinar, com a qualidade de um material didático acessível, atraente e motivador, e que, somado a uma excelente estrutura, seja capaz de oferecer o ambiente necessário e adequado para a convivência escolar e, principalmente, para a concentração nos estudos e a preparação para os difíceis desafios dos vestibulares.