Arquitetura e Urbanismo – 2ª Fase UFPR

8 de janeiro de 2020

As Provas de Habilidades Específicas do vestibular 2019 trouxeram questões corriqueiras e também novidades aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design, da Universidade Federal do Paraná.

As provas são bem diferentes para os dois cursos, porém, ambos cobram noções básicas de desenho. Segundo a equipe de Habilidades Específicas para UFPR do Curso Positivo, a prova apresentou questões tradicionais de observação e memória, perspectiva e interpretação.

Na quarta-feira, 18/12, a equipe esteve de plantão na sede Vicente Machado recebendo alunos que pretendiam entrar com recurso contra a correção das provas. As avaliações foram corrigidas pela universidade de acordo com critérios pré-estabelecidos e os candidatos tinham até o meio dia de 19/12, para solicitar as revisões fundamentadas teoricamente.

A professora Cintia Nogueira, arquiteta pela UFPR e professora do curso, destaca a terceira questão da prova, que surpreendeu trazendo interpretação arquitetônica aos candidatos. “A prova trouxe realmente o esperado, não fugiu das questões tradicionais. O que surpreendeu foi a cobrança de um tema pouco familiar aos candidatos que ainda não tiveram contato com temas tão específicos da profissão. Mas os alunos estavam muito bem preparados e, pelas respostas que estamos recebendo hoje, no dia do recurso, estamos otimistas com as aprovações. ”

A prova específica de Design trouxe quatro questões, três bem tradicionais e uma surpresa, como explica o professor Marcel Pace, formado em Design na UFPR e um dos professores do curso de Habilidades Específicas: “90% do conteúdo trabalhado em sala estava na prova, para os alunos foi muito tranquilo. A novidade foi a técnica de lettering cobrada na quarta questão, que realmente surpreendeu. Além disso os critérios de correção também mudaram, fazendo com que a prova estivesse muito melhor do que nos anos anteriores. ”

Além de ajudar os alunos com os argumentos e fundamentações, a análise de provas anteriores e do desempenho dos candidatos, contribuem para a observação de tendências e para a inclusão de novos temas para as aulas de habilidades específicas dos próximos anos.

 

  Sobre o curso de Habilidades Específicas

Composto por duas fases, o vestibular de Arquitetura e Urbanismo e do curso de Design, cobra algo a mais dos candidatos, além das questões tradicionais do Ensino Médio e da Redação. Eles precisam chegar na universidade com noções de desenho e, para serem bem avaliados pela banca, precisam estar preparados para esse tipo de prova.

No Curso Positivo, os alunos candidatos à estes cursos recebem um apoio especial da equipe de Habilidades Específicas que, uma vez por semana, se reúne em sala de aula para ter noções básicas de desenho como equilíbrio nas composições, ritmo e interpretação visual.

As aulas acontecem duas vezes por semana, na sede Vicente Machado e o aluno pode escolher em qual dos dias irá frequentar a turma.

O curso oferece material didático próprio e assistência exclusiva, sem custo adicional.

Confira agora as respostas à questão de número 02 de alunos que participaram da segunda fase para o curso de Arquitetura e Urbanismo na UFPR:

Versão definitiva da resposta à questão 02. Aluna: Carolina (Extensivo 2019).

 

Versão definitiva da resposta à questão 02. Aluno: Lucas (Extensivo 2019).
Versão definitiva da resposta à questão 02. Aluno: Lucas (Extensivo 2019).

 

 Quer saber mais?
Converse com a equipe de Atendimento do Curso Positivo via WhatsApp!

INÍCIO DAS AULAS: 22/01/2020.

 

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
41 9601 6787