Futuro Empreendedor – Quer conhecer a gigante Google por dentro? Vamos juntos!

5 de abril de 2019

O Google é uma empresa fantástica no que se refere a relação com os funcionários e ambiente de trabalho, não é à toa que a revista Fortune elegeu a empresa como o melhor lugar do mundo para se trabalhar.

Como tudo é muito longe por lá, paramos o carro em um estacionamento e pegamos as famosas Google Bikes, que são bicicletas compartilhadas entre funcionários e visitantes.

Fomos recebidos pelo Bruno, um brasileiro muito gente boa que nos contou várias coisas interessantes sobre a empresa.

O primeiro ponto de encontro foi no dinossauro, onde iniciamos a visita ao Google. Isso mesmo, tem um esqueleto metálico de um T-Rex lá dentro!

De lá, fomos direto almoçar no refeitório e foi quando vi o quanto a Google é uma empresa multicultural. Indianos, Chineses, Árabes, Ingleses e também alguns brasileiros. Inúmeras nacionalidades diferentes com uma língua em comum: o inglês.

Durante o almoço, perguntei ao Bruno como ele havia conseguido uma vaga no Google, pois sei que esse é o sonho de muitos profissionais aqui no Brasil.

Ele deu uma dica valiosa para você que pensa em um dia estar no quadro de colaboradores de uma das gigantes do vale do Silício: “Estudei muita matemática, física e química”. Ele explicou que, no processo seletivo, seu raciocínio logico apurado fez toda a diferença. Habilidade que, segundo ele, desenvolveu durante a época de cursinho… (Será que ele fez Positivo?)

Saindo do refeitório, há um palco, onde, uma vez por semana, Sergey Brin e Larry Page, os fundadores do Google, fazem uma rodada com os funcionários falando sobre as estratégias da empresa, ações futuras, promovendo a troca de ideias.

Fundadores e colaboradores conversam sobre a empresa para que todos saibam o que está ocorrendo, uma ótima oportunidade para perguntas diretamente com os Google’s Heads.

Por volta das 14:30, nos deparamos com funcionários jogando vôlei de praia em quadras artificiais, vídeo game e ping-pong!

Tive que perguntar: “como funciona a rotina de trabalho de vocês?“ Descobri que lá não existe “bater cartão”, as pessoas são incentivadas a trabalhar por produção e não por horário, tipo: “me entregue isso até o dia tal” e pronto.

Mas, em determinados setores da empresa, existem funcionários que cumprem horário por questões de segurança, mas a maioria tem horário livre.

Por mais que todos pensem em inovação no Vale do Silício, preservar a história do vídeo game também está no Google. Conheci uma sala de cheia de máquinas antigas, modelo “retrô”, muito interessante.

Pausa para um café, como sempre exagerado no tamanho, um café pequeno tem 300 mL..hahaha…e seguimos passeando, fomos ao local mais tradicional da empresa para tirarmos fotografias. Um monumento dentro da empresa que faz referencia às versões do sistema operacional Android.

Em outros setores, não é permitido ficar fotografando o interior da empresa por inúmeros motivos!

Conhecemos ainda o grande pavilhão, local que a Google está expandindo e promete ser mais uma parte da futura sede para lançamentos de produtos, escritórios entre outras atividades.

Terminamos a visita com a agradável sensação de ver um empresa que, apesar de ser a segunda maior empresa do mundo, não existe correria, atraso, stress, um modelo a ser pensado e repensado para o nosso futuro, ou melhor, para o nosso presente e você, gostou do artigo ?

 

Dica do Carneiro!

Você que mora em uma cidade como Curitiba, pode viver a experiência de compartilhar bicicletas e patinetes baixando o aplicativo Yellow Bike, mais uma opção inovadora de transporte urbano para as grandes cidades. E já deu certo, além de ser um transporte fácil ainda contribui para a redução de CO2na atmosfera!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
41 9601 6787